Oficina da papinha reúne equipe de saúde e pais para trabalhar o desenvolvimento alimentar das crianças

Escrito em 27/09/2019
Imprensa

Com o objetivo de orientar mães, pais e cuidadores quanto à alimentação saudável das crianças, a 7ª Semana do Bebê promoveu na manhã desta quinta-feira (26), a oficina da papinha, em Apiaí. O evento começou por volta das 09h e teve como objetivo orientar as equipes de saúde, agentes comunitários, pais e mães sobre a importância da alimentação na primeiríssima infância.

A atividade foi ministrada pela enfermeira da Unidade Básica de Saúde do Alto da Tenda, Marilda Duarte, que ao longo da manhã expôs informações sobre os passos para uma alimentação saudável e a importância da amamentação. Além disso, outros pontos como digestão das crianças, desenvolvimento da mastigação, hábitos alimentares, conservação e armazenamento de alimentos também foram citados.

Após a parte teórica, os presentes participaram da parte prática que consistiu na preparação de uma papinha salgada e uma doce que devem ser introduzidos aos poucos, logo nos primeiros anos de vida das crianças.

No ano passado, o município recebeu um certificado de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na semana do bebê. Isso porque, até 2017 o número de casos de anemia na primeiríssima infância era alto, após analisar esse cenário, os profissionais da Secretaria de Saúde começaram a introduzir a nutrição como tema nas consultas com as gestantes e mães com crianças de 0 a 3 anos. Para fortalecer ainda mais essa causa, foi criado a oficina de papinha para conscientizar e ensinar as famílias e profissionais na prática, garantindo dessa forma, uma alimentação de qualidade para os bebês.

A Semana do Bebê começou na última segunda-feira (23) e deverá se estender até domingo (29), com realização de atividades nas Unidades Básicas de Saúde, Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), escolas, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Hospital Dr. Adhemar de Barros. O encerramento será no domingo a partir das 14h no Portal.

Assessoria de Imprensa