Secretaria de Assistência Social e Saúde reúnem profissionais para discutir sobre o Programa Bolsa Família

Escrito em 30/07/2019
Imprensa

A Prefeitura de Apiaí, por meio da Secretaria de Promoção e Assistência Social em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou no início deste mês (12), uma reunião com profissionais e coordenadores das Unidades Básicas de Saúde, para discutir sobre o Programa Bolsa Família e o cumprimento das condicionalidades das famílias, na área da saúde.

Outro assunto abordado foi a questão dos programas sociais da secretaria de assistência social por meio do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e seus critérios para a participação das famílias atendidas. Além disso, os profissionais também discutiram sobre a forma correta do preenchimento das informações nutricionais dos beneficiários nos mapas de acompanhamento e no sistema do Programa Bolsa Família na saúde. Também foram estabelecidos os fluxos de atendimento das famílias por meio do planejamento dos mutirões de pesagem.

A gestora municipal do Programa Bolsa Família, Caroline Martins, enfatiza a importância do trabalho intersetorial entre as secretarias que visam melhorar o atendimento, acolhimento das famílias e a taxa de acompanhamento nutricional do município. Isso porque, a transferência direta de renda é direcionada às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. O Programa Bolsa Família busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde.

Estiveram presentes, a Secretária de Assistência Social, Vanessa L. Polaczek, a Gestora Municipal do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, Caroline Martins, como apoio administrativo do Órgão Gestor da Assistência Social, Cleiton Constantino, a prestadora de serviço, Cátia Cristina e representado a Secretária de Saúde o Coordenador da Atenção Básica Pedro César, as enfermeiras: Larissa Fernanda (ESF Encapoeirado), Patrícia Melo (UBS Pinheiros e de Araçaiba), Marilda de Jesus (ESF Alto da Tenda), Caroline Dalla (ESF Cordeiropolis), Camila Franco (ESF Palmitalzinho) Bárbara Cioffi (UBS Centro) e o Supervisor dos Agentes Comunitários de Saúde, Alex Godoi.